Núcleo de Salões de Beleza amplia ação e Salão do Vilela se destaca em Ilhéus
Inicialmente previstas para serem encerradas no final de 2012, as ações desenvolvidas pela Unidade Regional do Sebrae de Ilhéus para atendimento ao Núcleo de Salões de Beleza e Cosméticos, do Projeto Comércio e Serviço, serão prorrogadas para o perÃodo de 2013/2015 e ampliadas para os outros municÃpios do sul da Bahia na área da regional. O projeto já resultou na criação das Associações dos Profissionais de Beleza e Cosméticos de Itabuna (Asbeles) e de Ilhéus (Asbelc) com a participação de profissionais de 90 salões de beleza nos dois principais municÃpios da região sul da Bahia, estimulando a busca por qualidade, produtividade e atualização constante através de cursos e missões empresariais.
De acordo com a gestora do projeto, Karla Peixoto, o setor passa por um grande momento. “Os salões de beleza estão agregando cada vez mais serviços, saindo do corte de cabelo e tratamento de unhas, para um universo de atividades bem mais amplo”, revela. Com a diversidade de serviços, uso de tecnologias mais avançadas e a venda de produtos voltados para o setor de beleza, ainda segundo a gestora, “a demanda também cresce, com a população utilizando com muito mais frequência os tratamentos estéticos, tingimentos, depilação, podologia, tratamentos capilares completos e esteticistas”.
Em Ilhéus, estão em funcionamento aproximadamente mil salões de beleza, segundo dados da associação local. Em Itabuna, 480 estabelecimentos estão inscritos no setor de Vigilância Sanitária, mas com o número de informais, a cidade, segundo estimativa do presidente da Asbeles, Edilson Melo, possui cerca de 1,3 mil estabelecimentos. A maior parte funciona nos bairros e ainda na informalidade em ambas as cidades. “Apenas 30% são Empreendedores Individuais em Ilhéus”, calcula o conselheiro da associação local, CelcÃdio Fernandes Teixeira.
No rumo certo - Em um mercado tão competitivo, é preciso saber inovar, renovar procedimentos e até mudar de rumo para fazer o que se gosta. “Eu era técnica em enfermagem e professora por formação. Mas faltava algo em minha vida”, afirma a empresária Airam Silva Reis. Há 10 anos, ela resolveu largar tudo e começar uma nova vida. O primeiro passo foi procurar um curso de cabeleireira em uma organização não-governamental da cidade. Depois, acreditar que havia, definitivamente, encontrado a paixão de sua vida. “Descobri que podia cuidar das pessoas, quando passei a cuidar de mim, das minhas necessidades e satisfações”, completa.
A mudança foi tão radical, que ela trocou um bairro da zona sul, a Urbis, por outro da zona oeste, o Teotônio Vilela. “Eu tinha que ir para um lugar onde meu negócio pudesse ser uma grande novidade”, explica. O recomeço de vida não foi fácil. Uma cadeira de plástico e um espelho comprado na feira livre eram tudo que tinha para tocar o negócio. “Um dia me falaram sobre o Sebrae. E a Instituição mudou a minha vida”, lembra, emocionada.
Depois dessa descoberta, Airam não se permite perder um só curso promovido pela Instituição. “Eu sabia que tinha tudo na mão, mas não sabia por onde começar. O Sebrae me deu esse norte”, afirma. Após se qualificar e conhecer experiências diferentes, ela investiu no salão e, além do serviço profissional, com uma série de serviços oferecidos, enche de mimos as clientes que não param de chegar. Resultado: o atendimento pulou de 10 para 40 por dia. “Eu não paro de trabalhar”, comemora. Airam se enche de orgulho ao afirmar que apenas 40% da sua clientela são do próprio bairro onde o salão está instalado. “Tenho clientes de várias partes da cidade e até de Itabuna, que percorrem mais de 50 quilômetros para vir ficar mais bonita aqui no meu salão”, afirma.
Enquanto as clientes capricham na escolha do novo visual, surge da copa cafezinho, água mineral, doces, uma série de mimos que, segundo ela, fazem a diferença. Tudo servido na bandeja cuidadosamente preparada por sua equipe. Uma maca para massagem é mantida permanentemente à disposição da clientela. É para relaxamento do corpo antes do tratamento capilar. Exotérica assumida, ela usa um cantinho do salão para meditar e até para ouvir confissões das clientes mais próximas. “Descobri que num salão de beleza a pessoa só se sente realmente realizada, quando ela estiver bonita por dentro e por fora”, garante Airam.
O conjunto de serviços funciona e rende excelentes frutos, para os clientes, para ela e para os funcionários. Sobre os funcionários ela sempre usa a expressão “parceiros”, porque, na sua visão, é preciso que todo mundo seja valorizado para que todos cresçam juntos. “Aprendi isso com o Sebrae”, afirma. Nos próximos dias, ela e mais duas parceiras estarão prestando vestibular para o curso superior de “Estética e Beleza Interpessoal”.
Airam também agregou valores ao seu negócio. Mantém parcerias sólidas com fabricantes e distribuidora de cosméticos. Hoje, ela representa três. “Já trabalhei com 10, mas não dava conta”. Karla Peixoto destaca que um dos principais papéis da parceria com o Sebrae é justamente contribuir para aprimorar o gerenciamento dessas pequenas empresas. “Airam sempre teve jeito para o negócio. Só precisava trocar experiências, ampliar o conhecimento e descobrir que os desafios estão aà para ser vencidos”, elogia Peixoto. Airam não para de pensar em evoluções do seu negócio. “Em 2017, vocês verão aqui um Instituto de Beleza para as classes A, B e C em um bairro da periferia de Ilhéus”, promete.